Cuidados com o óleo lubrificante do motor a diesel
É preciso ficar atento na hora da troca do óleo lubrificante para motor a diesel. Escolher o produto adequado para seu caminhão, ônibus ou picape é fundamental para garantir o melhor desempenho e proteção adequada do motor, além de contribuir para aumentar a durabilidade de diversos componentes. A importância do óleo lubrificante para o veículo […]
É preciso ficar atento na hora da troca do óleo lubrificante para motor a diesel. Escolher o produto adequado para seu caminhão, ônibus ou picape é fundamental para garantir o melhor desempenho e proteção adequada do motor, além de contribuir para aumentar a durabilidade de diversos componentes.
A importância do óleo lubrificante para o veículo pesado
A gente já adiantou um pouco aí em cima, mas ainda tem mais. O óleo lubrificante forma uma fina película no motor, o que ajuda a:
– Evitar problemas como a formação de borras e outros efeitos de combustão;
– Refrigerar os componentes;
– Minimizar o desgaste e atrito entre peças como pistões, bielas, anéis e válvulas;
– Vedar o motor contra a entrada dos gases provenientes da combustão.
Veja mais: 13 dicas para cuidar do motor do caminhão
Quando trocar o óleo lubrificante do veículo diesel?
Com o passar do tempo e conforme o uso do motor, o óleo vai perdendo suas características principais, como a viscosidade, e vai ficando mais fino e ralo, o que pode danificar as partes móveis do sistema.
Por isso, é necessário ficar atento ao período de troca, que é definido no manual do fabricante do veículo. Mas, se o motor apresentar problemas ou barulhos excessivos, pode ser sinal de falha no sistema de lubrificação, e aí a substituição terá que ser adiantada.
Fique atento a esses problemas, viu? Quando realizar a manutenção preventiva, certifique-se de que não há vazamentos ou entupimento dos canais do circuito. Também verifique o nível do óleo, pois caso esteja diminuindo rapidamente, o motor pode não estar funcionando direito.
Dicas para o bom desempenho do óleo lubrificante
Além de realizar a troca quando necessária, existem outros fatores que interferem negativamente na vida útil do motor como um todo e trazem problemas para o veículo a diesel.
01. Nunca misture óleos lubrificantes de marcas ou especificações diferentes. Cada produto contém compostos químicos distintos, e a junção deles pode danificar partes do motor.
02. Sempre realize a troca do lubrificante quando o nível da vareta de óleo estiver no mínimo.
03. Nunca complete o nível do lubrificante quando o prazo de validade estiver próximo. Ao misturar o produto novo com o antigo, não vai ser possível aumentar o tempo de utilização.
04. Invista em óleos lubrificantes de marcas originais para aumentar o rendimento do veículo. Além de possuírem qualidade garantida, os produtos da linha Extravida da YPF ainda:
– Aumentam a eficiência dos filtros;
– Maximizam o período de troca;
– Eliminam perdas e fugas;
– Reduzem o consumo do lubrificante;
– Aumentam a vida útil do motor.