Como reduzir a ociosidade de caminhões da sua frota
Será que a sua frota está funcionando em toda sua capacidade? Essa deve ser uma análise diária de todo gestor. Isso porque a ociosidade da frota pode passar despercebida, mas prejudica e muito a rentabilidade da empresa. Os indicadores mais comuns são: caminhões parados nos pátios e viagens com veículos sem carga. Consequências da ociosidade […]
Será que a sua frota está funcionando em toda sua capacidade? Essa deve ser uma análise diária de todo gestor. Isso porque a ociosidade da frota pode passar despercebida, mas prejudica e muito a rentabilidade da empresa. Os indicadores mais comuns são: caminhões parados nos pátios e viagens com veículos sem carga.
Consequências da ociosidade de frota para sua empresa
– Aumento das despesas operacionais. Mesmo com o veículo parado ou subutilizado, ainda é necessário arcar com despesas mecânicas, seguros, impostos e outros encargos. E aí, se a frota está ociosa, o valor a ser pago pode pesar mais no orçamento.
– Queda nos lucros. Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, uma frota que não está funcionando com todo o potencial irá prejudicar a lucratividade da empresa, sendo possível até sofrer prejuízos.
– Perda da competitividade. Com o lucro de uma frota ociosa diminuindo, será necessário aumentar os preços dos fretes para que o negócio continue rentável. O problema é que a prática pode afastar os clientes e fazer com que a empresa perca contratos para concorrentes.
Como resolver o problema de ociosidade da frota?
1. Primeiro, descubra a origem do problema
Você sabe o motivo pelo qual a sua frota está ociosa? As perguntas abaixo podem ajudá-lo a descobrir:
– Os caminhões fazem viagens com a carroceria vazia? Se sim, em quais rotas?
– Os veículos estão parados por problemas mecânicos recorrentes?
– A frota é enxuta ou possui mais veículos do que a demanda por serviços?
– A jornada de trabalho dos motoristas é produtiva?
2. Tenha uma frota compacta
Sua frota conseguiria cumprir todos os serviços com menos veículos? Faça as contas e se a resposta for sim, diminuir a quantidade de veículos ajudará a reduzir os custos fixos, além de ganhar em produtividade.
Saiba mais: Aprenda a calcular os custos de uma viagem de caminhão
3. Planeje as rotas com antecedência
Fazer o planejamento de rotas ajuda a garantir a produtividade da frota, diminuindo a ociosidade. Nem sempre o caminho mais curto é o melhor, viu? Na hora de definir, leve em conta variáveis como qualidade das estradas, trânsito, em quais horários é proibido o tráfego de veículos pesados e o prazo das entregas.
4. Fique de olho no mercado
Se a baixa procura por serviços é um dos motivos para a ociosidade da frota, considere estudar as tendências de demanda do mercado. Descubra quais são os tipos de carga que estão em alta e analise se sua transportadora consegue atender o serviço.
5. Realize a manutenção periódica dos veículos
A manutenção preventiva evita que os caminhões fiquem ociosos por problemas mecânicos, além de diminuir as despesas com surpresas desagradáveis na estrada.
6. Treine os motoristas da sua frota
A forma de dirigir impacta diretamente nas condições do veículo. Treinar os motoristas para praticarem direção defensiva ajuda a evitar o desgaste precoce dos caminhões e evitar acidentes.
7. Invista em peças genuínas
Quando for necessário substituir algum componente dos veículos da frota, invista sempre em marcas originais. Peças com qualidade comprovada irão durar mais e causar menos falhas do que uma paralela, o que significa menos caminhões parados por problemas mecânicos.